terça-feira, 12 de maio de 2015

Estrias

São causas frequentes de consulta ao dermatologista, apesar de não constituir uma condição dermatológica preocupante do ponto de vista clinico porem tem efeito impactante como condição inestética.
As estrias foram inicialmente descritas como entidade clínica a centenas de anos, e a primeira descrição histológica encontrada na literatura médica data de 1889.
A frequência extremamente elevada, sobretudo no sexo feminino, permite o questionamento se, de fato, devem ser consideradas como anormais; no entanto, problemas de ordem estética e/ou psicológica resultantes do surgimento dessas lesões justificam a busca de tratamentos mais eficazes.
Surgem a partir da adolescência ou durante a gravidez, também estão relacionadas com a obesidade, terapia por corticóide e, especialmente, com o rápido ganho de peso. Sua maior prevalência ocorre na faixa etária dos 14 aos 20 anos (55 – 65 % em mulheres e 15 – 20 % em homens). Na mulher, as localizações mais predominantes são nádegas, abdome e mamas, enquanto nos homens predominam no dorso, na região lombo sacra e parte externa das coxas.


Tipo de Estrias
·  Rosadas: inicio das lesões, a pele no local torna-se rosa/púrpura, fase caracterizada pelo aspecto inflamatório;
·  Atrófica: tipo cicatricial, apresentando-se na forma de uma linha flácida hipocrômica e a melanina não mais é produzida no local da lesão;
·   Nacaradas: estrias branco-acinzentados ou amareladas com 2 a 4 mm de espessura, a região apresenta-se com flacidez central e pregueamento transversal da epiderme;

Existem três teorias básicas para explicar as causas das estrias, a mecânica, a endócrina e a infecciosa.

A teoria mecânica: acredita que a excessiva deposição de gordura no tecido subcutâneo, com subsequente dano as fibras elásticas e colágenas da pele, seja o principal mecanismo do aparecimento das estrias. As estrias também são consideradas sequelas de períodos de rápido crescimento, onde ocorre a ruptura ou perda das fibras elásticas dérmicas. Exemplos clássicos são as de gravidez, o estirão do crescimento em adolescentes e quando ocorrem grandes ganhos de peso.

A teoria endócrina: as estrias podem aparecer como efeito colateral da cortisona, quando esta droga é usada para tratar uma determinada doença.

A teoria infecciosa: relata que os processos infecciosos podem provocar danos às fibras elásticas, provocando estrias. Alguns exemplos são as febre tifoide, tifo, febre reumática, hanseníase e outras infecções.

Tratamento
Os tratamentos anti estrias são desafiadores e estabelecem disciplina e persistência por parte do cliente. O sucesso no tratamento de estrias jovens é maior quando comparado ao tratamento de estrias antigas (VANZIN e CAMARGO, 2011).
Novos produtos são lançados a cada dia, inclusive cosméticos para prevenção e amenização das estrias.

O tratamento de estrias tem por finalidade suprimir o tecido fibroso, substituindo-o por células novas, restabelecendo a elasticidade e a aparência saudável da pele.

Tratamentos de uso tópicos: Ácido Glicólico, Vitamina C, Óleo de Rosa Mosqueta e DMAE

Tratamentos Esteticos:
  • Microagulhamento
  • Laser de Baixa potência
  • Micropuntuta
  • Microdermoabrasão
Todos os tratamentos sitado acima você realiza no espaço Talita Estética e Bem Estar.

Talita Estética e Bem Estar
(12) 991379396

Nenhum comentário:

Postar um comentário